• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio
Pet

O que fazer quando seu cachorro não quer comer

Publicado em 28.12.2021 |
Visualizações
42.152 visualizações
O apetite do seu pet pode variar conforme a raça ou o porte, mas uma coisa é certa: eles gostam de comer. Um apetite saudável mostra disposição e saúde. Cada cachorro tem suas próprias manias. Alguns gostam de comer com o dono por perto, outros preferem roubar a janta do amigo. Ainda tem os degustadores de petiscos, que viram o nariz para a ração e esperam para ganhar aquele belisco favorito. Mas a preocupação começa quando, nem assim, o cachorro quer comer.


Você conhece seu pet melhor do que ninguém. Perceber que algo está diferente na rotina é uma tarefa natural. Aos primeiros sinais de que o comportamento do cãozinho mudou, preste atenção para entender se é apenas um humor do dia ou se há algo realmente diferente.

blog arkuero o que fazer quando seu cachorro na o quer comer 1


AS CAUSAS MAIS COMUNS PARA SEU CACHORRO PARAR DE COMER


Hora de investigar

Para saber como proceder aqui, primeiro é preciso entender de onde vem essa mudança de comportamento. Relembre os dias que passaram e investigue por partes.

Está muito calor?
A rotina na casa mudou?
Existe algum outro sintoma aparente?

Essas são as primeiras perguntas que você deve fazer antes de começar a se preocupar muito. Temperaturas altas deixam o animal mais preguiçoso, sem muita energia. Isso pode provocar alguns dias com apetite baixo e atenção redobrada na água fresca que você deixa para ele.
Lembre-se de manter o ambiente arejado e com boa temperatura, pois os dias quentes podem causar casos de desidratação, mesmo que o cãozinho fique na sombra.

Rotina é papo sério

Seu cachorro também pode não ser um fã de mudanças. Algumas raças ou personalidades caninas são mais sensíveis, e caso a rotina seja quebrada por um fator externo, eles podem se sentir ameaçados ou receosos. Mudança de casa, chegada de um novo pet ou até mesmo um novo membro da família, podem ter mexido com o emocional do seu cãozinho.

Coração canino partido

E se o sintoma for saudade? Se alguém da família estiver longe, seu cãozinho pode estar demonstrando sinais de coração partido. Em alguns casos, a família decide viajar, ou um dos integrantes da rotina precisa deixar o home office, e o pet não entra em acorda.
Eles sentem falta. É normal não entender de imediato o que mudou, e isso pode causar desânimo e até a criação de tentativas para chamar atenção. Mas eles não mantêm esse comportamento por muito tempo. Logo esquecem da teimosia e se adaptam outra vez à nova rotina, resgatando o apetite de sempre.

Mantenha-se atento 

A preocupação deve começar quando a falta de apetite vier acompanhada de outros sinais. Caso você também perceba sintomas como vômito, diarréia, febre ou dor aparente, seu doguinho pode ter um problema de saúde que demanda mais atenção. Procure o veterinário com urgência.
Ainda que ele não tenha nenhum sintoma grave, a falta de apetite prolongada pode trazer danos à saúde por si só. Muito tempo sem comer deixa seu bichinho fraco, levando até a possíveis quadros de hipoglicemia.
Alguns casos podem estar relacionados com desconforto na hora da alimentação, como dores na boca, nos dentes ou dificuldade de engolir. Cachorros mais velhos podem estar perdendo alguns dentes, filhotes podem estar achando a ração difícil de mastigar ou, ainda, seu pet ter uma dor de dente que não sabe expressar.
Testar alimentos diferentes na hora da refeição é uma boa maneira de entender o problema.

blog arkuero o que fazer quando seu cachorro na o quer comer 2


E COMO RESOLVER EO PROBLEMA?

Existe uma verdade muito clara sobre os cachorros: quando eles param de comer, alguma coisa está errada. Como falamos antes, o primeiro passo é investigar.
Descarte os sinais mais claros e preste atenção nos sintomas mais graves. Não hesite em consultar seu veterinário, pois quanto mais tempo seu cão ficar sem comer, mais debilitado ele se torna.
Se você seguiu todos os passos até aqui e acredita que a falta de apetite seja algo conectado com a personalidade ou o emocional do seu cachorro, existem algumas dicas básicas para lhe ajudar.

Horário certo

Cachorros gostam de rotina. Eles podem não admitir, ou até discordar dos banhos mensais, mas essa é a verdade. Um dia estruturado ajuda seu cão a saber a hora que as coisas acontecem - ou são servidas. Não ter comida à disposição o dia inteiro condiciona o comportamento para esperar o momento certo da refeição. Ele entende melhor que aquele é o horário da comida e mais tarde não vai se repetir. A mensagem fica clara: é preciso comer agora.

Ambiente calmo

Os cachorros não gostam de ser perturbados na hora da comida, então muitas distrações ou barulhos podem trazer bagunça. Além disso, esses pets se entretêm com pouco, basta um movimento para que os curiosos deixem a comida de lado e voltem a brincar.

Corte os petiscos

Dividir as refeições em porções menores, pelo dia, não é o mesmo que abastecer seu cachorro com doses infinitas de petiscos. Deixe as regalias para quando vocês estiverem brincando, ou quando você quiser ensinar um truque novo.

Ração errada

Às vezes o problema está no básico: a ração. Seu cachorro pode não gostar da marca que você escolheu, ou até mesmo ter enjoado do sabor. Preste atenção na composição, no rótulo e, se precisar, faça testes com marcas diferentes.
Um cachorro sem apetite é um sinal vermelho, mas às vezes a solução é mais simples do que você imagina. Mantenha seu doguinho por perto, e a ração favorita dele mais perto ainda. 

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.