• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio
Pet

As 5 formas definitivas de fazer seu cachorro usar tapete higiênico

Publicado em 11.10.2021 |
Visualizações
27.023 visualizações

Cachorro em casa é sinônimo de felicidade. Os pets são rápidos em aprender a brincar, pedir carinho e encontrar seu chinelo favorito para roer. O problema começa quando eles ficam com preguiça de aprender o básico: fazer as necessidades no lugar certo.

A dor de cabeça começa nos primeiros dias que o novo morador chega, o que é normal, mas pode evoluir para um quadro de rebeldia e dores de cabeça constantes. Afinal, xixi fora do lugar é motivo de briga em família em qualquer segunda-feira.

Se isso estiver acontecendo com você, não se preocupe. Esse é um problema mais comum do que parece, mas que pode ser resolvido com alguns passos simples.

Cachorro velho pessoa velha tapete higienico arkuero xixi dog pipi cao

Cachorro velho não aprende truque novo. Verdade ou mito?

Seu cachorro pode até ficar com preguiça de aprender alguns truques depois de uma certa idade, mas a verdade é que a aposentadoria canina não impede ninguém de acertar o lugar do xixi.  Os próprios cãozinhos são animais higiênicos e não gostam de viver na sujeira. Por isso, eles costumam pegar a dica com rapidez, e manter seu cantinho limpo.

Ainda que seja diferente ensinar um cachorro e ensinar um cachorro adulto, os princípios são os mesmos.

O mais importante aqui é entender porque seu velho amigo voltou a ter o hábito de fazer xixi ou fezes fora do lugar. Ele pode estar querendo chamar sua atenção, estar com medo ou até saudade, por ficar muito tempo sozinho. Em casos mais graves, esse novo “hábito” pode ser um indicativo de problemas de saúde, como incontinência urinária.

Preste atenção nos sinais para encontrar a melhor forma de tratar o comportamento do seu pet.

A primeira dica é: utilizar qualquer forma de violência não é a resposta. Seu cachorro pode ficar com medo e esconder o comportamento, o que é ainda pior. Nesse cenário, ele vai procurar lugares escondidos para fazer xixi ou até comer suas próprias fezes.

O melhor caminho é sempre por métodos positivos. Você vai encontrar aqui alguma dica que caiba na sua rotina. Esses são os cinco oito melhores passos para ensinar seu cão a fazer as necessidades no local certo.

Cachorro tapete higienico arkuero xixi dog pipi cao errado tapete chao_

1. Escolha o local.

O primeiro passo é básico. Escolha o local para colocar o tapete higiênico, já pensando que ele vai ficar ali por bastante tempo. Esse espaço precisa ser amplo o suficiente. Evite deixar ele muito próximo da água ou da comida.

Uma dica para quem está tentando ensinar seu filhote a usar tapetes higiênicos é utilizar um cômodo da casa para deixar o cãozinho por mais tempo, principalmente quando você não estiver por perto. Preencha o local com jornais, ou mais tapetes, e adapte toda a área para evitar acidentes. Com o tempo você diminui a “área de alcance das necessidades”, adaptando o cachorro para se aliviar apenas no espaço indicado.

Essa é uma técnica simples e acessível para aplicar à qualquer raça. Você pode alocar o espaço em casa com grades de proteções ou pequenos divisores, e aproveitar que ele ainda é pequeno e pode ficar parado em um espaço menor (por enquanto).

2. Agora, escolha outro local.

O ideal é o pet ter mais de um local para fazer as necessidades, e o motivo é simples: segurar o xixi é difícil! Principalmente se você estiver lidando com filhotes ou cachorros mais velhos.

Filhotes, por exemplo, podem se distrair brincando e perderem o tempo certo de voltar para o lugar combinado. Deixar tapetes higiênicos em cantos estratégicos, como embaixo de mesas, cantos de porta, ou perto de onde o animal passa mais tempo.

Isso também ajuda a deixar o filhote mais solto pela casa, associando o tapete com o ato de fazer xixo ou fezes.

Cachorro tapete higienico arkuero xixi dog pipi cao confia

3. Prepare os acessórios.

Tapete higiênico na mão, produtos de limpeza no balde. Pais de pet sabem que é importante ter as ferramentas certas na mão para resolver qualquer acidente de percurso.

Aqui entram os tapete. Você vai encontrá-los em diferentes opções, como os descartáveis ou os reutilizáveis, que podem ser higienizados depois do uso. Pesquise o produto que mais se encaixe na sua necessidade e espaço, pensando na proteção e no conforto do seu animal.

Nem o mais perfeito dos tapetes poderá resolver tudo, porém. Nesse caso, coloque o balde em ação. Um empurrãozinho com produtos que estimulam pode ajudar, veja aqui. E tenha paciência.

Cachorro tapete higienico dica arkuero xixi dog pipi cao lugar errado

4. Sim, é preciso ter paciência.

Seu cãozinho vai errar, isso é fato. Seja ele um velho cachorro de guerra ou seja ele um filhote dedicado. É importante lembrar que ele está se adaptando à nova realidade, e embarcar no processo com paciência. Juntos vocês vão encontrar uma rotina que funcione para os dois.

Paciência envolve fazer a mesma coisa todos os dias, e prestar atenção nos sinais novos que aparecem. É essa consistência que irá trazer resultados. Cuidar de um animal é muito mais sobre suas atitudes do que o bichinho em si. 

Mantenha a calma e siga o protocolo.

Rotina é importante.

Para facilitar sua lida, monte primeiro o protocolo de ação. Depois, cumpra ele todos os dias.

Fique atento aos horários estipulados e aos sinais do seu cão. Filhotes ou cachorros mais velhos costumam fazer xixi ou cocô depois que comem. Quando são pequenos, essa regra também se aplica à depois de uma soneca ou quando eles ficam cansados de brincar. 

Organize sua rotina para levar o pet no local designado nesses horários. Isso vai criar a ligação do ambiente com a necessidade. Espere até que ele cumpra a meta. Isso pode demorar um pouco, principalmente com filhotes teimosos, mas no fim a natureza sempre vence e com o tempo vocês dois se acostumam à rotina.

Cachorro tapete higienico petisco arkuero xixi dog pipi cao

5. Incentive seu pet.

É nesse momento, em que ele fez tudo certo, que entra outra dica valiosa: o seu incentivo.
Faça festa, recompense os acertos, dê petiscos e brinque com ele. Mostre o quanto você fica feliz e receptiva quando ele age certo. O comportamento correto sempre é reforçado com atitudes positivas. Afinal, quem não gosta de carinho?

Mas não esqueça de prestar atenção no que está ao seu redor.
Antes de fazer xixo ou cocô os cachorros repetem o mesmo padrão: cheiram o chão, tentam chamar atenção ou procuram um local mais isolado. Fique atento e leve ele até o tapete higiênico. Com o tempo ele vai encontrar o local sozinho.

Lembre-se de trocar os tapetes higiênicos na frequência indicada e manter o espaço do seu cãozinho sempre limpo. Logo vocês entram em um acordo e ele se torna independente. Pelo menos, até o próximo belisco.


Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.