• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio
Apicultura

A Escolha Perfeita Para Alimentar Abelhas Jataís

Publicado em 28.12.2021 |
Visualizações
2.209 visualizações


As abelhas jataís são famosas entre os meliponicultores. Se você quer começar sua criação de abelhas em casa com elas, seja como passatempo ou meio comercial, existem algumas coisas que você deve pesquisar antes. Saber a melhor escolha para alimentar essas abelhas é uma delas. 

Para quem não conhece o mundo das abelhas sem ferrão, as jataís podem não ser tão famosas assim. Essas abelhas indígenas são nativas do Brasil e fazem parte da espécie dos Meliponíneos. Como muitas de suas primas, elas são pequenas e simpáticas. As jataís, ainda, são bastante rústicas, o que é as torna muito atrativas para a criação de colônias. 

São encontradas em todo território nacional, mas algumas fontes afirmam que essas pequenas “abelhas mosquito” preferem altitudes maiores de 500 metros. Por essa natureza organizacional forte e comportamento rústico, as jataís conseguem sobreviver mesmo em grandes centros urbanos. Não é difícil encontrar jataís em buracos de muros, cascas de árvores ou materiais abandonados, como caixas de luz. 

Ainda sim, as jataís precisam de algumas condições básicas para sobreviver, se reproduzirem e produzirem o mel.

abalha jatai sem ferraoo mel flores arkuero 2


Por que o ambiente é tão importante?


Assim como o ambiente é importante para as abelhas sem ferrão, as abelhas sem ferrão são muito importantes para o ambiente. 

É durante a busca por comida das abelhas que o processo de polinização acontece. As abelhas sem ferrão são responsáveis pela polinização de 30 a 80% das plantas em seus biomas naturais. Estudos mostram vestígios das abelhas jataís em mais de 60 tipos de vegetação, e algumas dessas espécies contém vestígios apenas da jataí. Sem elas, essas plantas se perdem e o nosso futuro como um todo é comprometido. 

Esse processo está tão conectado entre si, em um equilíbrio perfeito, que podemos reconhecer as propriedades do mel das abelhas jataís em suas plantas favoritas.

abalha jatai sem ferraoo mel flores arkuero 7


Quais são as plantas favoritas das abelhas jataís?


A preferida: Aroeira-Vermelha
As abelhas jataís tem como planta favorita as Schinus Terebinthifolius, conhecidas como Aroeira-Vermelha ou Pimenta Rosa. Essa é uma planta da família Anacardiaceae e está presente por todo o Brasil e boa parte da América Latina.. Você pode conhecê-la por outros nomes, como: aguaraíba, aroeira-do-brejo, bálsamo, fruto-do-sabiá, entre outros.

Mais comum perto de rios, a Aroeira-Vermelha floresce principalmente entre os meses de Janeiro e Setembro, frutificando entre o período de Janeiro e Julho. O nome “Pimenta Rosa” vem do seu uso culinário. É lembrada pelo sabor suave e perfumado, e pode ser conhecida nos livros de receita como “semente de aroeira”.

A Aroeira em si é uma planta medicinal um tanto quanto famosa. Suas principais propriedades são o poder anti-inflamatório e cicatrizante. Entre outros usos, ela é indicada para combater reumatismo, úlceras, bronquite, artrite e infecções em geral. 

Essas informações são interessantes de conhecer, porque as mesmas propriedades presentes na Aroeira-Vermelha também são vistas no mel da abelha jataí. É um reflexo da sua alimentação. 

Famílias Asteraceae e Meliaceae
Algumas espécies de abelhas jataís também gostam das plantas da família Asteraceae e Meliaceae. 

As Asteraceae são a segunda maior família com flores em sua composição. Todas essas cores e sabores atraíram as jataís para perto, o que é um facilitador para os meliponicultores., já que são flores fáceis de achar. 

Algumas das mais conhecidas são: 

- Margaridas
- Crisântemos
- Girassóis

As Meliaceae, por outro lado, são compostas por plantas mais robustas, e estão presentes principalmente em locais tropicais e sub-tropicais. Alguns exemplos dessa família são:

- Marinheiro-Canjambo (Fiigo-do-mato)
- Pau-de-Ervilha
- Baga-de-Morcego
- Cedro-Cheiroso

Para criar as abelhas jataís é preciso entender seu comportamento e, principalmente, como funciona sua alimentação e organização. Suas dúvidas para entender quais as plantas favoritas dessas pequenas abelhas douradas foram respondidas aqui, mas sua pesquisa precisa sempre continuar. Quanto mais você aprender sobre elas, mais sua criação irá crescer.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.