• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio
Apicultura

A Incrível Essência do Mel da Abelha Jataí

Publicado em 28.12.2021 |
289 visualizações
Imagem padrão


A INCRÍVEL ESSÊNCIA DO MEL DA ABELHA JATAÍ


Jataí é uma das espécies abelhas sem ferrão mais populares do Brasil. Ao lado da Arapuá, Tiúba e de mais de 200 outras, essas abelhas ganharam atenção e sucesso entre os entusiastas da apicultura. Grande parte dessa fama é devido ao fácil manuseio e cuidado, tornando-se um hobby, e grande parte pela propriedade do mel. 

Sua produção é diferente das abelhas com ferrão, por isso a retirada do mel deve ser feita da forma correta para não destruir as colméias e prejudicar toda uma espécie. 

As abelhas são peças fundamentais de um ecossistema em equilíbrio. O mel é tão essencial para essa harmonia quanto é para a saúde das pessoas. Esse valor vale para todas as espécies, ainda que cada uma tenha seu próprio jeito de fazer mel. 

O mel das abelhas Jataís

O mel das abelhas Jataís é conhecido por ser mais doce e delicado. Seu consumo é indicado para proteger e recuperar a mucosa gástrica, além de auxiliar no combate de infecções e doenças respiratórias.

Os benefícios medicinais desse mel somam uma grande lista:

Aumentam a resistência do organismo.
Pode auxiliar no combate da insônia, depressão e estresse.
Possui ação anti-inflamatória e antioxidante.
Trata o atraso de crescimento, varizes, intestino preso e infecções intestinais.
Descongestionante de vias respiratórias e áreas, com tratamento de gripes e doenças respiratórias no geral. 

Pela produção das abelhas sem ferrão ser menor do que as de suas primas, o valor desse mel é substancialmente maior, variando de R$80 a R$300 reais o quilo.
Pesquisadores que estudam a espécie demonstram uma pesquisa extensa sobre as propriedades desse mel, ainda que a escolha pela abelha Jataí para a apicultura caseira não esteja apenas conectada a ele.

Imagem padrão



AS VANTAGENS DA ABELHA JATAÍ


Abelhas sem ferrão, conhecidas também por Meliponíneos, se distribuem em regiões tropicais. Isso torna o cenário brasileiro um local perfeito para sua criação. Essa facilidade é somada ao fato das abelhas serem mais domesticáveis, seja pela ausência do ferrão (atrofiado durante a evolução da espécie), seja pelo próprio comportamento da abelha. 

Praticidade 

Com isso, sua criação exige baixo custo e manejo. Você pode começar sua produção com uma estrutura pequena. Se o ambiente natural ao redor for o ideal, uma produção caseira pode começar com duas caixas e um espaço adequado para que as abelhas não sejam incomodadas. 

Facilidade para se adaptar

O segredo da espécie Jataí é a facilidade em se adaptar a qualquer ambiente. Chamada de rústica, ela é capaz de fazer ninhos em diferentes locais, inclusive os mais urbanos. 

Sem ameaças

Outro ponto para sua popularidade é que elas não apresentam ameaça ao produtor. Quando sentem medo, podem dar alguns beliscões ou grudar seu cerume nos intrusos. Claro que você precisa cuidar para não invadir o espaço delas, já que nenhum animal merece ser tratado com descaso.

Imagem padrão


RETIRADA DO MEL DA ABELHA JATAÍ


Pela baixa produtividade do mel, a Meliponicultura foi considerada uma prática de lazer por muitos anos. Se esse é o seu objetivo, com uma produção caseira por curiosidade ou hobby, fique atento para não prejudicar sua colméia durante o processo.

A coleta do mel deve ser feita em colônias populosas, nos períodos de maiores floradas, como o fim de setembro e janeiro. A retirada deve ser feita de forma rápida e eficiente, para evitar contaminações de microorganismos. Até mesmo o contato direto, sem luva, com o mel de abelhas sem ferrão, pode fazer ele fermentar.

O que você deve saber é que esse processo exige materiais facilmente higienizados, como aço inox, vidro e plástico atóxico, e que tudo deve ser limpo antes e após o processo. Mesmo que as abelhas sem ferrão não tragam grandes riscos para o produtor, é indicado o uso de touca, máscara e roupas limpas. 

Seu processo de retirada exige uma série de etapas cuidadosas. Procure por cursos especializados, e veja como produtores experientes o realizam.

As vantagens do mel da Jataí são tão grandes quanto sua popularidade. O crescimento do mercado para sua comercialização está começando a sair da bolha dos apaixonados por abelhas, e essa pode ser sua oportunidade de transformar o hobby em investimento.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.