Os Temperos Favoritos dos Brasileiros

OS TEMPEROS FAVORITOS DOS BRASILEIROS
A cozinha brasileira é reconhecida em qualquer lugar. Vamos muito além da famosa feijoada: de Norte à Sul, os pratos típicos se enfileiram em nostálgicas lembranças de família, com panelas no fogo e o cheiro da comida pela casa. O que faz a diferença é um ingrediente que todos reconhecem: tempero. Se você quer trazer mais vida para suas receitas, conheça os temperos favoritos dos brasileiros.
Para começar, a culinária brasileira é um espelho de suas tradições culturais. Somos uma mistura. O gosto do prato traz lembranças de diferentes histórias, com pimenta, ervas frescas, raízes fortes e cores vibrantes.
Como reunir tanto sabor de uma forma prática? Vamos começar pelo básico: o que você pode ter em casa.

Principais temperos brasileiros para plantar em casa
Os temperos de prateleira de supermercado costumam ser suficientes até um certo ponto. Quando você começou a cozinhar, iniciou também uma nova fase de percepções. Ficou claro que o sal não salva toda comida e que processados e embutidos não são saudáveis.
Você começa a pensar no primeiro passo da cozinha de verdade: ervas frescas.
Ervas frescas são o ingrediente que compõe uma comida com gosto de casa. Nenhum prato é igual. Você tem mais liberdade de sabores, aprende a trabalhar com o tempo de cozimento e, para os níveis mais investidos, começa a cultivar sua própria horta em casa.
Ervas frescas são um caminho sem volta, e essas são as preferidas dos brasileiros:
CEBOLINHA
Sabor fresco, um pouco picante, e fácil de cultivar. É perfeita para finalizar o prato e entregar o ponto a mais de sabor que você busca. Vai bem com patês, omeletes, saladas, vinagretes, ou batatas.
SALSINHA
Com a cebolinha, se torna o coringa da cozinha: cheiro-verde. Em vez de apostar na versão desidratada do saquinho, você pode ter seu próprio vaso de salsinha em casa e utilizar a folha fresca em todos os preparos. Essa é uma planta que gosta do seu próprio espaço, mas muito resistente e fácil de cultivar. Na comida, acompanha bem a cebolinha, além de ser uma opção interessante em preparo de carnes, saladas e conservas.
MANJERICÃO
Manjericão, o rei dos molhos, está presente em todas as listas culinárias. Manter seu pé de manjericão é uma tarefa fácil e com muitos lados positivos. Você pode utilizá-lo em molhos, pestos, saladas e pratos com sabores fortes, como lagostas e peixes.
E para plantar? Fácil também. Deixe um espaço reservado apenas para ele, cuide da água e do sol, e esteja atento para cortar todas as flores que aparecerem. Assim seu pé de manjericão continuará crescendo com força.
ORÉGANO
O orégano se tornou um dos ingredientes especiais da cozinha dos brasileiros. Acostumados em encontrar ele em seus pratos favoritos, como pizzas ou lasanhas, as pessoas começaram a testar seu uso em variações de massa, queijo e até carnes.
Para abandonar o orégano seco, separe um espaço para o plantio dessa erva em casa sem muito sol. Ele não gosta de luz intensa e precisa de água todo o dia. Por ser mais delicado, pode demorar a crescer com força, mas você vai encontrar o jeito.

DICA EXTRA: ALHO
Ao lado das ervas frescas, o alho é ingrediente obrigatório nos pratos brasileiros. Ele compõe o trio de ouro da nação, ao lado do azeite e da cebola. E para ficar ainda melhor, você pode cultivá-lo em casa.
Se você tem mais espaço e até uma certa desenvoltura com a jardinagem, essa é uma tarefa simples. Separe uma cabeça de alho e deixe a parte inferior dela umedecida com um copo de água. Naturalmente, ele vai criar raízes para buscar mais água, e é nessa fase que você vai plantá-lo na terra.
Escolha um vaso grande, ou sua própria horta no terreno, e plante as raízes com até 5 cm de profundidade. Para que o alho cresça, é ideal um solo úmido e bastante acesso ao sol. Mas não exagere: nada de encharcar a água. O tempo para a colheita pode levar até 30 semanas.
Com essas dicas, você vai impressionar quem você deseja, ou dar ainda mais um passo nas aventuras culinárias da sua cozinha.