• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(
Vasos

Os Melhores Temperos Para Plantar Em Casa

Publicado em 28.12.2021 |
12 visualizações
Imagem padrão


OS MELHORES TEMPEROS PARA PLANTAR EM CASA

O brasileiro entende de tempero. O próprio descobrimento das terras verde amarelas veio da busca por melhores iguarias. Temos isso em nossa composição, então é mais do que natural que a busca pelos melhores temperos para plantar em casa seja um dos assuntos mais procurados por aqui.

Temperos naturais tornam a vida mais saudável. Tudo começa com o fato de cozinhar em casa, escolher o cardápio certo para sua saúde e, o mais importante, evitar o consumo excessivo de sal. Apesar de ser uma base culinária importante, abusar desse componente pode levar a problemas renais e cardiovasculares.

Não é difícil encontrar substitutos à altura do sal sem abrir mão do sabor. É isso que a humanidade tem feito por toda sua história: descobrir novas formas de preparar a refeição perfeita. 

Temperos e especiarias sempre estiveram na mesa. Para entender melhor, podemos dividir eles em ervas (tudo que é fresco, como hortelã, coentro e manjericão), especiarias (sementes e cascas, como o cominho) e tempero, que é a mistura dos dois. 

É comum escutar as pessoas se referindo às ervas como temperos naturais, ou apenas temperos de casa. De qualquer forma, a regra permanece: ter uma horta caseira é uma ótima opção para cozinhar com mais liberdade e sabor.

Antes de começar seu cantinho de temperos, confira essas dicas básicas.

Imagem padrão


Dicas básicas para plantar temperos em casa

Materiais

Qualquer loja agropecuária ou bons mercados vão ter os materiais que você precisa. Você pode começar sua horta até com os vasos ou garrafas que tem em casa. Outra boa opção são vasos autoirrigáveis, que já vem prontos para aplicar a terra e as sementes, sem precisar se preocupar com a sujeira dos vasos ou o horário certo de regar as ervas. 


Ambiente

A escolha do local é uma dos pontos mais relevantes para o sucesso da sua horta. O lugar precisa estar abastecido de sol durante o dia, para que as plantas cresçam com força. Se o seu espaço for pequeno, não se preocupe: existem diversas formas de posicionar os vasos, seja na parede, seja em escadas ou hortas verticais. 

Você pode ter mais de um tempero no mesmo vaso, desde que ambos consigam nutrientes suficientes. A maioria das ervas vivem bem em companhia, exceto o manjericão e o alecrim. Eles gostam de deitar suas raízes por todo o lugar, e costumam tomar para si tudo que encontrarem pela frente. Com eles, nada de amigos por perto.


Nutrientes

Tal qual a escolha do local, suas plantas só vão crescer se você separar e fornecer solo fértil. O ideal é adicionar substrato nos vasos, lembrando de nutrir a terra ao longo do crescimento das plantas. Produtos orgânicos também podem ser adicionados na sua terra. 

O mais famoso é a borra de café, uma dica que você já deve ter escutado. Mas tome cuidado: em exagero, ela pode criar uma camada que interfere a entrada da água no vaso. A dica aqui é misturar 3 colheres de pó de café coado com um litro de água, e deixar reservado por alguns dias. Depois, é só borrifar a mistura na horta.

Imagem padrão



TEMPEROS PARA CASA MAIS COMUNS


Algumas ervas sempre se repetem nas hortas caseiras, como alecrim, manjericão, salsa e cebolinha. Essas escolhas são conhecidas pela facilidade no cuidado e uso constante na cozinha.

Alecrim

Se você ainda não tem experiência em cuidar de plantas, o Alecrim pode ser um começo fácil, pronto para lhe ajudar a pegar o jeito. O básico é: ele gosta de espaço, e não bebe muita água. Você vai precisar de um vaso grande, iluminação constante e lembrar de regar duas vezes por semana.

Manjericão

Outra erva que traz muito sabor no preparo dos pratos e tem a habilidade de sobreviver até com os jardineiros mais hostis. O segredo está em entender como o manjericão funciona: o seu ciclo é florescer e frutificar, e então morrer. Para que seu manjericão sempre dure, é preciso cortar todas as flores que aparecem. Isso estimula o próprio crescimento, deixando a planta mais volumosa. 

Cebolinha

Não tem como falar de temperos preferidos por brasileiros e esquecer da cebolinha. Ela se adapta muito bem aos espaços pequenos. Você pode ter uma muda dessa erva perto da cozinha, ou em vasos menores. Ela também gosta de vizinhos e se adapta facilmente em vasos compartilhados, desde que a terra tenha nutrientes suficientes. Não a exponha muito no sol e regue diariamente.

Imagem padrão


TEMPEROS MENOS COMUNS


Além das ervas mais conhecidas das hortas caseiras, existem outras opções diferenciadas que valem o investimento. 

Pimenta

O mercado está cheio de condimentos prontos. Pimentas de todos os jeitos, de fácil uso, mas a verdade é que nada substitui o sabor de um tempero fresco. Se você gosta de comidas mais apimentadas, pode plantar dedo-de-moça ou até malagueta, que costumam gostar dos pequenos ambientes. Elas precisam de bastante sol, e tem modos de cuidado semelhantes, precisando de água três vezes por semana e se desenvolvendo no verão.

Hortelã

Essa erva se reproduz mais que coelhos. Talvez seja por isso que algumas pessoas evitem colocar em sua horta, já que costumam roubar o espaço e os nutrientes das ervas vizinhas. Ela é uma opção diferente para o preparo da comida, também consumida com sucos ou chás. Ótima opção para saúde, você só precisa lembrar de mantê-la em um vaso próprio, não deixar no sol direto e regar diariamente com bastante água.

Orégano

Pizza, massas, molhos: seus dons culinários podem ganhar um co-piloto com essa erva fresca. Ela é um pouco delicada no plantio, e precisa de muitos nutrientes e uma temperatura moderada. Regue todos os dias, sem encharcar. Ela gosta de sol, mas não o dia inteiro.

Encontrar especiarias não exige mais que você cruze oceanos. Se nossos antepassados estavam preparados para morrer em busca do melhor tempero, você também é capaz de ter sua própria horta caseira com essa ajuda.

Arkuero e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.