• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(
Vasos

O Que Você Precisa Saber Saber Sobre Vasos Autoirrigáveis

Publicado em 07.12.2021 |
22 visualizações

Plantinhas pela casa, temperos do lado da panela: a praticidade desses vasos chegou para ficar. Se ainda existem dúvidas dos seus benefícios, ou você ainda não entende como eles funcionam, este texto vai esclarecer tudo que você precisa saber sobre vasos autoirrigáveis.

A busca crescente por opções mais práticas em ambientes pequenos, como apartamentos, não é de hoje. A diferença real está na forma como as pessoas olham para sua qualidade de vida. Estamos buscando novos meios de abandonar o sedentarismo, manter a mente em forma e, obviamente, tornar a alimentação mais saudável.

Todos os livros de hábito concordam com uma prática: se você quer mudar algo, o torne fácil de ser feito. Se você quer parar de comer doces, tire os chocolates de vista. Se você quer cozinhar mais em casa, deixar o ambiente mais convidativo às suas receitas é o primeiro passo.

Vasos autoirrigáveis tornaram essa opção viável para qualquer pessoa com um pouco de curiosidade “jardinística”. 

vaso o amor e o tempero da vida rosa raiz autoirrigavel


O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

Vaso autoirrigável significa literalmente o que seu nome diz. Eles são vasos aparentemente comuns, feitos de materiais simples, compostos por um reservatório próprio de água acoplado à sua base. Existem cordões posicionados entre o reservatório e as plantas, prontos para transportar a água por um processo natural, como uma raiz artificial.

Esse processo é conhecido como Capilaridade. Ou seja: a tendência da água e outras substâncias de subir ou descer por locais finos, como tubos ou fios de algodão. Isso acontece mesmo contra a gravidade, e está por toda natureza, onde os tecidos condutores (xilema e floema) carregam a seiva bruta da raiz às folhas. Depois, a seiva elaborada, das folhas à raiz e ao caule.

Existe muito a se observar nesse processo natural, que obviamente possui mais nomes e detalhes do que estamos descrevendo. Para entender o básico, você só precisa saber:

- A água e os nutrientes ficam armazenados nesse espaço reservado e protegido.
- Eles são consumidos pela planta apenas quando ela sente necessidade.
- E esse processo acontece através de uma corda, que se transforma em uma espécie de raiz artificial da planta.

vaso autoirrigavel


VANTAGENS DO PROCESSO

A construção do vaso evita a entrada de passageiros indesejados, como mosquitos e insetos. Isso ajuda a manter o ambiente limpo e impede a proliferação desses inquilinos dentro da sua casa. No Brasil, por exemplo, isso significa a prevenção de doenças como dengue ou zika vírus.

Além de ajudar a proteger seu lar, vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para quem gosta de viajar. Sua natureza é justamente evitar que você precise regar as plantas todos os dias, já que elas só vão consumir o que querem, quando querem. Você pode se ausentar de casa por períodos maiores, sem precisar pedir ajuda daquele vizinho estranho para regar os temperos da cozinha.

O mesmo funciona para quem tem a rotina muito apertada ou uma memória fraca. Nem todos têm aptidão para jardinagem, e os vasos autoirrigáveis estão aqui para salvar essas pessoas. Afora livrar as plantas da seca doméstica, os vasos também previnem o afogamento sem intenção de culpa. 

Com tudo isso, as plantas crescem mais fortes. A própria estrutura dos vasos autoirrigáveis melhora a adubação, pois você pode aplicar adubos e nutrientes de reforço nos próprios tubos de irrigação.

Em resumo, para você não se perder:

- Evitam a proliferação de mosquitos na casa.
- Ajudam a cuidar de plantas mais delicadas, dosando melhor a água e os nutrientes que elas necessitam.
- Facilitam suas viagens.
- São aliados de hortas internas, cozinhas de prédio e chefs de final de semana.
- Dispensam o uso de pratos ou outros equipamentos, que costumam se amontoar pelo ambiente e são fáceis de sujar.
- Acabam com a bagunça na hora de regar as plantas, zerando as poças pela sala.
- Com um custo acessível, deixam a vida mais prática,

vaso raiz turquesa


HORA DE ESCOLHER

Vasos autoirrigáveis são uma boa escolha para qualquer rotina. Mesmo casas com terrenos grandes podem se beneficiar deles. Na hora de selecionar o melhor modelo para o seu lar, você vai encontrar opções de todas as formas. 

Hoje o mercado disponibiliza vasos autoirrigáveis em vários tamanhos, planejados para todas as ideias de decoração e uso possíveis. Você pode escolher entre modelos redondos, compridos ou decorados. Pode ainda escolher o mesmo modelo em diferentes cores, e reproduzir sua decoração favorita com um custo baixo. 

Mas é importante lembrar: essa tecnologia natural não pratica milagres. A saúde das suas plantinhas ainda dependem de você. É preciso escolher um bom ambiente, ter atenção com o sol e verificar os nutrientes da terra.

Ainda sim, ser um mestre da jardinagem é muito mais fácil com a ferramenta certa e um pouco de informação. 

Arkuero e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.