• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 5x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(

O Adubo Caseiro Vai Salvar Sua Horta e Como Você Pode Fazer

Publicado em 28.12.2021 |
28 visualizações
Imagem padrão


O ADUBO CASEIRO PODE VAI SALVAR SUA HORTA E COMO VOCÊ PODE FAZER


Está na hora de falar de adubo caseiro. Todo mundo que coloca sua primeira plantinha em casa já entra no espectro conhecido pela bolha apaixonada por jardinagem: guias práticos para nutrir minha terra e cuidar do verde de casa. Essa é uma tarefa simples, e esse texto vai te dar os passos completos para começar a fazer seu adubo caseiro.

O básico você já sabe: o adubo caseiro ajuda a fortificar as plantas e trazer mais nutrientes para a terra. Ainda sim, muitas pessoas costumam complicar o processo de fazer esse adubo. Não precisa ser difícil. Na verdade, você pode começar com o que tem em casa.

Imagem padrão


COMO FUNCIONA


Você está certo em pesquisar opções mais naturais para sua rotina. Ao utilizar adubo orgânico, não só suas plantas vão ficar mais fortes, como sua horta vai escapar do uso de fertilizantes industrializados. 

Vamos deixar claro: o adubo caseiro pode ser utilizado tanto nas plantas do ambiente, quanto na horta caseira. Você pode utilizar o mesmo composto para tudo, ou, se preferir, fazer pequenas variações conforme a necessidade de nutrientes da terra.

Para fazer seu próprio adubo caseiro, basicamente você só precisa seguir esses passos:

1- Separar um local adequado em casa para o preparo.
2- Escolher os materiais orgânicos que serão utilizados.
3- Verificar o preparo de cada um (diferentes materiais levam diferentes preparos).
4- Reunir os restos para misturar em um só composto.
5- Deixar descansar por até 20 dias, para potencializar.
6- Aplicar.

Com o tempo o composto já começa a ter um certo cheiro de terra, o que indica que ele está pronto para o uso. O composto pode ser aplicado na terra uma vez a cada dois meses, ou quando você sentir necessidade de ajudar sua horta a ficar mais forte. 

Misture seu adubo na terra e continue a rotina de cuidados: sol, água, sombra. 

Outros truques para manter a nutrição da planta também podem lhe ajudar.

Imagem padrão


NUTRIÇÃO TURBINADA


Além do adubo caseiro, você pode aplicar técnicas mais diretas na hora de nutrir a terra. Em alguns casos, elas se encaixam melhor nas rotinas apertadas e servem como uma nutrição turbinada extra. 

Casca de ovo
Para ajudar no crescimento das plantas, aplique casca de ovo diretamente na terra. Esse material é rico em cálcio e fácil de preparar: triture as cascas de ovo com um pilão ou liquidificador, e aplique na terra como se estivesse polvilhando o local. Elas serão absorvidas com o tempo e a água. 

Banana de todos os jeitos
Uma coisa que nem todos sabem é que a casca da banana é muito útil para limpar alguns tipos de folhas. A parte interna tem uma superfície que se aplica muito bem em algumas espécies, causando um efeito de “lustre”. 

Cascas de banana também são uma ótima opção para enriquecer o solo com com potássio. Assim como o ovo, você só precisa triturar a fruta (com a polpa ou não), e enterrar os pedaços pela terra, ao redor da planta. 

Borra do café: verdade ou mentira?
A borra do café é um velho conhecido de quem pratica a jardinagem caseira, mas pode ir facilmente de mocinho para vilão. A aplicação desse material da forma errada pode prejudicar o solo e sufocar a planta. Se utilizado de forma correta, porém, serve tanto como um repelente de pragas quanto um potente fertilizante, pois possui muito nitrogênio e carbono.

A dica é misturar a borra com um pouco de água e deixar descansar por uma semana. Não utilize muito do café, a medida certa é cerca de 100g para 1l de água. Com o repouso, ele vai se misturar com a água. Então é borrifar em todas as plantas e hortas do ambiente.

Imagem padrão


ADUBO CASEIRO: VANTAGENS E DESVANTAGENS


Não existem realmente muitas desvantagens no uso de adubo caseiro. O único fator que você deve levar em consideração é o tempo e a possível sujeira. O ideal é ter um local próprio para trabalhar no adubo e deixar ele em repouso, quando necessário. Se esse local estiver a salvo de cachorros ou crianças energizadas, é mais seguro.

Se os níveis de risco estiverem dentro do seu aceitável, então as vantagens são evidentes.

Cuidar de plantas, ou manter a menor das hortas, exige paciência e cuidado. O adubo caseiro vai lhe ajudar a ter mais resultados, além de trazer uma conexão direta com a jardinagem. O processo pode ser até terapêutico, com a aplicação de nutrientes, a limpeza de folhas e até a separação de materiais orgânicos.

Esse é outro ponto positivo: o orgânico torna sua vida mais saudável. 

Reciclar os restos de comida em uma aplicação prática é uma ótima forma de evitar desperdícios. Isso significa menos lixo para levar para fora e uma rotina mais sustentável para todos. Se você tem crianças por perto, ainda pode adicionar com vantagem o exemplo de responsabilidade e cuidado, não só com a natureza, mas com toda família.

A paixão pela jardinagem pode começar com o menor dos vasos. Com o tempo, ela tem o potencial de se tornar uma terapia e até um estilo de vida. Você só precisa das ferramentas certas. Na maioria das vezes, você já as tem. 

Arkuero e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.